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profileProfessora Adjunta

Possui graduação em Terapia Ocupacional, pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta/ Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro - ERRJ-ABBR (1978), Doutorado (2015) e Mestrado (2000) em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional (2021; 2015). Atuou como chefe do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira- IPPMG/UFRJ (2016-2020; 2012-2014) . Tem experiência na atenção a crianças, jovens e adultos com deficiências e alterações funcionais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, reabilitação, pessoa com deficiência, tecnologia assistiva, comunicação alternativa e ampliada, educação inclusiva, educação infantil, brincar, acessibilidade cultural, atenção à crianças no contexto ambulatorial, hospitalar, domiciliar, escolar e cultural.

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profileProfessora Assistente

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta / Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro-ERRJ-ABBR (1980) e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública.Trabalha na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), como Professora Assistente Efetiva/DE do Departamento de Terapia Ocupacional e desenvolve suas ações de docência e projetos de extensão nas áreas de Atenção Básica, Educação Inclusiva e Desenvolvimento Infantil. É associada a Worl Federation of Occupational Therapistsl. Teve assento como representante governamental da pasta da Saúde no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CONDEF e vice presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio de Janeiro- ATOERJ . Professora Colaboradora da Pós Graduação em Acessibilidade Cultural. Aprovada 2018 em processo seletivo de Doutorado do Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que se encontra em andamento.

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profileProfessora Auxiliar

Terapeuta Ocupacional. Pós-doutora em Terapia Ocupacional PPGTO/ UFSCAR (2022). Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana PPFH/UERJ (2020). Mestre em Administração (Gestão em Saúde) FUCAPE (2011). Bacharel em Terapia Ocupacional FAESA (2006). Professora Adjunta da Faculdade de Medicina/ Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional AHTO (CNPQ) e do Coletivo Mães Cientistas. Temas de pesquisa e interesse: Terapia Ocupacional em Saúde, Educação e as interfaces com a cultura. Terapia Ocupacional e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Estudos críticos da branquitude. Estudos decoloniais e feministas. Produção de conhecimento e epistemologias em Terapia Ocupacional. Maternidade e a Universidade. Medicalização Social e Patologização da Vida. Modos de Subjetivação (Estudos Foucaultianos) e Análise Institucional.

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profileProfessora Associada

Atualmente é professora Associado III do Departamento de Terapia Ocupacional (FM/CCS) e vice superintendente de Saberes Tradicionais da UFRJ. Tem atuado, lecionado, orientado e pesquisado sobre as relações entre memória, território, tradição, comunidades e ocupação. Desenvolve atividades voltadas para conhecimentos tradicionais, tanto de povos originários do Brasil quanto de povos de outras referências não-ocidentais (especialmente sabedorias milenares de Ásia e África). Áreas de interesse: Psicossociologia Comunitária; Terapia Ocupacional Social; Políticas Públicas Sociais; Ocupações Tradicionais; Papel social da universidade. Possui graduação em Terapia Ocupacional (1995), especialização em Saúde Pública (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2000). É doutora em em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e pós doutora em Antropologia pelo PPGAS da UnB (2017/2018). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (IP/CFCH) da UFRJ (2022/2023). Foi Professora na Universidade Federal de São Paulo entre 2008 e 2014. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: Rastros Sensíveis, DGP/CNPq/UFRJ (desde 2015), e do Grupo de Pesquisa PRAJNA: Sabedorias Silenciosas e Ecoespiritualidade, DGP/CNPq/UFRJ (desde 2021).

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profileProfessor Adjunto

Bacharel em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo-SP, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialização em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e em Projetos Sociais e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Senac. Especializando em Cidades, Planejamento e Movimentos Social pelo IPUUR/UFRJ e Sexualidade Humana pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Líder do Diretório de Grupo de Pesquisa (DGP) Laboratório de Estudos da Ocupação Humana e Tecnologias de Participação em Terapia Ocupacional LEOH (CNPq). Secretario de Comunicação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional (RENETO), Membro da Associação de Terapeuta Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (ATOERJ), da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), da World Federation of Occupational Therapist (WFOT) e do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Desenvolve atividades de ensino-pesquisa-extensão em Estudos da Ocupação, Desenvolvimento Local, Cidades, Planejamento Urbano, Práticas Comunitárias e suas intersecções em sexos, gêneros e sexualidades.

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