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O Curso de Terapia Ocupacional foi criado pela Faculdade de Medicina em 2008 e iniciou suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2009, configurando o primeiro curso em instituição pública no Estado do Rio de Janeiro. O Departamento de Terapia Ocupacional foi criado em 2013 e congrega os docentes do Curso.
No Rio de Janeiro, a partir da década de 1940, a Terapia Ocupacional tem participado historicamente na assistência à população, quando foi amplamente utilizada pela Dra. Nise da Silveira e, na década seguinte, durante o surto de poliomielite. No Brasil a profissão de terapeuta ocupacional foi reconhecida pelo Decreto-Lei 938 de 1969. Em vigência até hoje, o Decreto regulamenta a profissão e a define de nível superior exclusivamente. Em 1975, pela Lei no6316 são criados o Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (COFFITO) e os Conselhos Regionais (CREFITOs), com a incumbência de fiscalizar e normatizar o exercício dessas profissões. O Código de Ética Profissional, aprovado pelo COFFITO em 1978, define as responsabilidades dos profissionais de Terapia Ocupacional.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Terapia Ocupacional é a ciência queestuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir etratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar aaprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.
A Terapia Ocupacional se preocupa com os fazeres humanos eas possíveis alterações que estes fazeres pode sofrer em consequência das transformações culturais e históricas e também devido aos processos de adoecimento e de envelhecimento. As ocupações, as atividades humanas são importantes na constituição e identificação cultural e social do homem. Isto significa dizer que o homem teria uma natureza ocupacional. Aperspectiva ético-ecológica presente na Terapia Ocupacional entende o homem como um ecossistema integrado de suas ocupações cotidianas. Assim, as três esferas do desempenho ocupacional: lazer e expressão sexual, trabalho e autocuidado (AVD) devem estar integradas e constituir o próprio sujeito. Caso qualquer problema interfira em um dos termos do desempenho ocupacional, esse sistema ocupacional, isto é, o homem fica desorganizado, trazendo alterações das funções corporais, e/ou psíquicas e/ou sociais, dificultando a funcionalidade.Nestes casos, é necessária a intervenção do terapeuta ocupacional, profissional que utiliza como recurso terapêutico as próprias atividades. O terapeutaocupacional deve saber analisar o sistema ocupacional humano, e conhecer as possibilidades terapêuticas de cada atividade.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) contempla, desdeo primeiro período, diversos campos dos saberes necessários ao terapeuta ocupacional crítico, criativo e ético. Assim, ciências biomédicas, ciências dasaúde, ciências humanas, ciências ocupacionais e artes estão presentes na formação profissional. Os Cursos de Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia, bem como o Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física da UFRJ participam do Curso de Terapia Ocupacional oferecendo disciplinas.Parao campo de cenários de práticas e de estágios, o Curso conta com Laboratórios próprios de Terapia Ocupacional e com os serviços de diversas unidades de saúde e pesquisa da Universidade. Objetiva-se deste modo o contato com a experiência clínica de maneira precoce, acelerando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem.
O perfil profissional proposto pelo Curso contempla uma formação transdisciplinar, humanista, generalista e crítica, e instrumentaliza o profissional para problematizar a complexidade humana e do contexto onde o homem estáinserido, seu meio sociocultural e o cenário político-econômico, de maneira que suas intervenções estejam sempre respaldadas por compromissos éticos e sociais. Ele está ligado, sobretudo à saúde pública e coletiva, contemplando principalmente as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A sólida formação técnico-científico-artística visa capacitar o futuro terapeuta ocupacional para ações competentes, tornando-o capaz de vislumbrar, nas múltiplas manifestações da atividade e da ocupação humana, os diversos saberese áreas de conhecimento.
Patricia Silva Dorneles
Chefe do Departamento de Terapia Ocupacional
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Roberta de Mendonça Porto
Substituta do Chefe do Departamento de Terapia Ocupacional
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Beatriz Akemi Takeiti
Camila Barros de Miranda Moram
Carolina Becker Bueno Costa
Carolina Greco Del Cole
Carolina Maria do Carmo Alonso
Carolina Rebelatto
Claudia Reinoso Araújo de Carvalho
Fatima Beatriz Maia
Fernanda de Souza Marinho
Francisco Nilton Gomes de Oliveira
Janaina Santos Nascimento
Juliana Araújo Silva
Lisete Ribeiro Vaz
Marcia Cabral Costa
Melissa Ribeiro Teixeira
Miryam Bonadiu Pelosi
Monica Villaça Gonçalves
Olivia Souza Agostini
Patricia Silva Dorneles
Renata Caruso Mecca
Renata da Silva Faria
Ricardo Lopes Correia
Roberta de Mendonça Porto
Samira Lima da Costa
Vania Mefano
Vera Lucia Vieira de Souza