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Autoavaliação

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Prezado participante do PPGCM (discente, egresso ou docente). Apresentamos aqui um embrião da nova autoavaliação defendida pela CAPES.

Autoavaliação no PPGCM

A CAPES iniciou a priorização da AA a partir de 2018, com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) no tema, que resultou no desenvolvimento de diretrizes. O principal argumento é que a AA é um processo ativo e educativo, em que os membros institucionais participam diretamente do processo, enquanto a avaliação externa é passiva, com pouco engajamento. A AA ajuda a instituição a focar nos pontos fortes e fracos de sua atividade durante determinado período e propor mudanças por meio do planejamento estratégico que aponte para a correção dos rumos e a manutenção dos pontos fortes.

O PPGCM tem seguido as tendências mundiais relativas à avaliação e o novo modelo multidimensional da CAPES, que apontam para a importância da avaliação de processos. Diante desse cenário, a necessidade de articular de forma rápida e eficiente a avaliação com as mudanças planejadas, coloca em destaque o modelo baseado na autoavaliação (AA). Em 2024, com o estímulo à participação de docentes e discentes, a atuação de sua comissão de Autoavaliação, criada no quadriênio 2017-2020, e através de interações com outros PPGs, estabeleceu um grupo de trabalho para elaborar o projeto de AA do PPGCM.

Objetivos da AA:
• Envolver o corpo social no processo de análise da realidade do programa;
• Consolidar a base de dados sobre o PPGCM, aprofundando o conhecimento sobre a dinâmica do programa, seus pontos fortes e fracos;
• Acompanhar a trajetória dos egressos do programa e avaliar qual o impacto da formação pós-graduada na consolidação da trajetória profissional;
• Apresentar ao corpo social o planejamento estratégico para o desenvolvimento de propostas de aperfeiçoamento para o próximo quadriênio;

Por favor, respondam os questionários abaixo:

Prazo para o preenchimento dos formulários: 06/12/2024 às 14 h

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