Código |
Nome |
Crédito |
Teóricas |
Práticas |
Ementas |
FMM813 |
Seminário Internacional |
1.0 |
15 |
0 |
Este seminario inovador tem o proposito de ofedecer informações atualizadas sobre temas de medicina interna e subespecialidades relacionadas, bem como discussão ampla e aprofundada sobre técnicas de pesquisa biomédica, clinica e basica, relacionadas a essas subespecialidades |
FMM814 |
Seminário da Ac na Medicina |
1.0 |
15 |
0 |
Este seminario tem o proposito de ofedecer informações atualizadas sobre temas de medicina interna e subespecialidades relacionadas, bem como discussão ampla e aprofundada sobre técnicas de pesquisa biomédica, clinica e basica, relacionadas a essas subespecialidades |
FMM817 |
Dermatologia Topicos Especiais |
2.0 |
10 |
20 |
Conhecer a histopatologia da pele normal e seus anexos e as alterações ocorridas nas doenças dermatológicas mais frequentes na prática médica; Estimular a discussão de projetos de pesquisa sobre mecanismos de doença, clínica, diagnóstico e tratamento das afecções da pele e dos anexos cutâneo; Aulas expositivas teóricas nas disciplinas de Dermatologia. |
FMM836 |
Seminário Transdisciplinar |
1.0 |
15 |
0 |
Seminário integrativo reunindo os programas de pós-graduação ligados à Faculdade de Medicina, com discussão sobre questões pertinentes às diversas áreas, subáreas e linhas de pesquisa. Presença de convidados internacionais e com apresentaçoes em português e inglês. |
FMM851 |
Infecção em Câncer: Inovações |
2.0 |
30 |
0 |
Esta disciplina oferece uma abordagem abrangente e integrada para o estudo das infecções em pacientes imunossuprimidos, utilizando metodologias científicas e tecnologias avançadas de ensino para promover a excelência na pesquisa e na prática clínica. |
IQB730 |
Inovação (Discipl Transversal) |
3.0 |
45 |
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* Disciplina Transversal. Conceito de inovação. Importância econômica da inovação para o indivíduo, para a firma e para o desenvolvimento das nações. Estratégias e ambiente para inovação. Planejamento e desenvolvimento de inovação. Oportunidades para inovar. Propriedade intelectual, propriedade industrial. Aspectos Legais da Inovação no Brasil. Relacionamento com a Iniciativa Privada e com a sociedade. Captação de recursos. Inovação social. Inovação no setor público. |
PAB803 |
Introdução Ética em Pesquisa |
2.0 |
10 |
20 |
O surgimento da Bioética. As correntes da Bioética. Educação e Bioética. Direitos do Paciente. Autonomia. Comunicação de diagnóstico. Fim da vida. Eutanásia e distanásia. Cuidados paliativos. Bioética do início da vida. Ética em pesquisa em humanos. Ética nas experimentações com animais. |
SMI715 |
Plano de Análise de Dados |
2.0 |
40 |
0 |
I. INTRODUÇÃO Considerando que a pesquisa em biomedicina se baseia na produção de evidências cientificamente consistentes e que esta consistência é avaliada por uma comunidade de pesquisadores que seguem procedimentos capazes de gerar hipóteses a serem testadas na tentativa de responder adequadamente às suas questões de pesquisa, a estruturação de um plano de análise de dados é fundamental para construção de uma evidência cientifica sólida. OBJETIVOS O objetivo desta disciplina é permitir ao aluno construir o plano de análise dados partir de seu projeto de pesquisa. II. CONTEÚDO Conceitos e métodos básicos: O objetivo é apresentar os principais procedimentos para a elaboração de um plano de análise da dados baseados na questão da pesquisa, desenho de estudo, objetivos e desfechos e variáveis de exposição e controle (ajustamento). O aluno deve ser capaz de coordenar os principais conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas do mestrado para a elaboração de um plano de análise de dados consistente com seu projeto de pesquisa. III. METODOLOGIA DE ENSINO Seminários O método do ensino é baseado em seminários onde os principais conceitos para a elaboração de um plano de análise de dados são abordados através da demonstração em SPSS a partir de bancos de dados do docente ou dos alunos. IV. FREQUÊNCIA A frequência obrigatória é igual ou superior a 75% do tempo de ensino da disciplina. A lista de presença deverá ser assinada pelo aluno nos primeiros trinta minutos após o início de cada atividade docente da disciplina. V. AVALIAÇÃO A avaliação será baseada na participação dos alunos durante os seminários e na análise do plano de análise de dados individual de cada aluno. VI. MATERIAL DIDÁTICO Todo material didático utilizado no curso estará disponível para os alunos na biblioteca do IPPMG ou em link a ser fornecido no início do curso. VII. PRERREQUISITOS O aluno deverá ter sido aprovado para a entrada no PPGSMI e possuir um projeto de pesquisa em andamento. Deverá ter cursado ou a disciplina de epidemiologia ou de estatística. |
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Crédito a cumprir |
0.0 |
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